segunda-feira, 12 de abril de 2010

Inpa abre inscrições para programa de iniciação científica





A Coordenação de Capacitação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) iniciou as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/Paic). O objetivo é selecionar bolsistas para atuarem nos projetos de pesquisa do Instituto. Conforme o edital do Pibic, estudantes a partir do segundo período de cursos de graduação de instituições de ensino públicas e privadas podem participar do programa.


Os interessados devem apresentar desempenho acadêmico compatível com a finalidade da bolsa. A reprovação em mais de duas disciplinas no mesmo período e mais de três ao longo do curso, invalida a inscrição.

Os alunos selecionados deverão ter dedicação integral as atividades acadêmicas e de pesquisa do Pibic e, por isso, não podem ter vínculo empregatício, nem qualquer outro tipo de bolsa.

Caso seja estrangeiro, o estudante deve apresentar comprovante do visto de entrada e permanência no país por período igual ou superior ao da vigência da bolsa que é de um ano. Ciências Exatas, Clima e Ambiente, Química de Produtos Naturais, Botânica, Saúde, Ecologia, Genética, Zoologia I e II, Agronomia e Recursos Florestais, Educação Ambiental e Ciências Humanas e Sociais são as áreas de atuação do Pibic.

O início das atividades está previsto para agosto deste ano. O formulário do plano de trabalhoestá disponível na página do Inpa. Para a inscrição, o aluno deve apresentar a cópia do CPF, RG, histórico escolar, declaração de matrícula, comprovante de residência com CEP, duas fotos 3x4 e o Curriculum Lattes.

A divulgação do resultado deve ocorrer em Julho. Ciência na prática A bolsa proporciona ao estudante, sempre orientado por um pesquisador qualificado, uma aprendizagem de técnicas e métodos científicos além de estimular o desenvolvimento do pensar de forma científica.

O programa realizado pelo Inpa contribui para o processo de formação de profissionais para o setor produtivo na região. No Inpa, o Pibic recebe financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas na Divisão de Apoio Técnico, campus I do Inpa, na Avenida André Araújo, 2936, Aleixo; ou pelo telefone 3643-3147.

Núcleo de Comunicação Digital (NCD)
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)



Fonte: http://www.planetauniversitario.com/index.php?option=com_content&view=article&id=13411:inpa-abre-inscricoes-para-programa-de-iniciacao-cientifica&catid=31:cursos&Itemid=67

0 Comments:

Postar um comentário